Método Rolf

Descubra o impacto das emoções no seu corpo, aprenda a se livrar das dores e tensões acumuladas no dia a dia e viva a sua harmonia.

*Rolfing® é o nome mais conhecido, que designa este mesmo trabalho. Integração Estrutural é o nome dado pela Dra. Ida Rolf para a sua técnica.

Trabalho da vida da Dra. ida Rolf, a integração estrutural é um processo de manipulação do tecido conjuntivo.

Numa série de 10 sessões, cada uma com objetivo estruturais específicos, o corpo humano é liberado, possibilitando um relacionamento mais harmonioso com o campo da gravidade.

Na medida em que melhora e se torna mais harmoniosa a relação entre o campo gravitacional, no qual vivemos, e o alinhamento vertical do nosso corpo, os desconfortos físicos crônicos diminuem.

Experimentamos menos estresse e maior bem-estar em todas as áreas da nossa vida: física, mental e emocional.

70% do nosso corpo é água – esse fato sozinho, já nos dá uma ideia de quanto mutável é nosso corpo humano. Um meio tão líquido como esse pode mudar a sua forma constantemente. A força principal que afeta a nossa forma são os padrões de uso, o modo como nos movimentamos, andamos, sentamos ou dormimos. Além disso, acidentes, doenças e diversos tipos de traumas físicos e psicológicos também deixam suam marca, afetando o equilíbrio geral. Para conviver com esse desequilíbrio, criamos compensações e, assim continuamos capazes de ficar em pé, usando contrapesos. Por exemplo, se o peito de uma pessoa está deslocado para trás do seu centro de gravidade, a pelve e/ou a cabeça provavelmente se deslocarão para frente do centro, contrabalançando, assim, o peso do peito. Se a cabeça seguisse a linha do peito, essa pessoa tombaria para trás.

Desenvolver um relacionamento harmonioso com a força da gravidade é um dos objetivos da Integração Estrutural.

Integração Estrutural trata da pessoa como um todo, refere-se à fáscia e aos sentimentos. A sensação de mover-se da fraqueza para a força, o prazer de assenhorar-se de uma parte nova de si próprio, a (re)educação imediata e simultânea da sua maneira de agir e a alegria de se sentir mais forte, de acordar, isso tudo é o que se experimenta com a integração estrutural.” – Emmett Hutchins

Saiba mais

O que se trabalha em cada sessão:

Sessão 1 – Espaço e Respiração

A primeira sessão trabalha uma área extensa do corpo, visando a camada mais superficial do tecido conjuntivo. Queremos criar espaço e mobilidade por todo o corpo. Usamos a imagem de uma roupa de mergulho muito apertada, que inibe os movimentos do corpo. Com as mãos, esticamos a fáscia superficial, como se estivéssemos lasseando essa roupa, permitindo que os segmentos envolvidos por ela comecem a se reajustar. Trabalhamos bastante na caixa torácica, liberando a respiração e a pelve para começar afetar a sua posição mais horizontal.

A sensação mais frequente, no final dessa sessão, é leveza e respiração fácil. O espírito é de renascimento.

Sessão 2 – Pés

Pernas e pés são alvos dessa sessão. Criar arcos elásticos que funcionem como molas, amortecendo o choque do conto com o chão é um dos nossos objetivos.

Outro objetivo é possibilitar o fluxo do peso do corpo pelas pernas e criar mais estabilidade e firmeza no contato com a terra.

Alongar as costas para que a coluna possa se mover com mais flexibilidade, afetando eventuais desvios, é um dos nossos objetivos.

Sessão 3 – Laterais

Ao trabalhar as linhas laterais do corpo começamos a criar a sensação de definição e separação de frente e costas. Essa sessão integra o trabalho da primeira com a segunda, facilitando ao paciente a sensação de unidade e alongamento.

Começamos a sentir o espaço que existe entre a pelve e o tórax e notamos que cada movimento respiratório afasta e reaproxima esses dois segmentos, quando nada está obstruindo esse movimento natural.

Sessão 4 – Parte interna das pernas

Essa sessão começa a despertar a sensação do eixo central, trabalhando a linha interna das pernas. Trabalha todo o assoalho pélvico, que muitas vezes se encontra afetado.

É uma sessão muito importante, profunda, que algumas vezes desperta emoções, seja durante a própria sessão, seja nos dias subsequentes. É o momento menos indicado para interromper o processo, ou adia-lo por um longo período. A quarta e a quinta seres devem ser feitas com um intervalo curto de tempo entre uma e outra.

Sessão 5 – Pessoas – o músculo emocional

Continuamos a trabalhar o eixo, desta vez pelo tronco, do púbis até o pescoço. Despertamos a consciência de musculatura abdominais profundas e muitas vezes ignoradas. Começamos a buscar o equilíbrio dessa musculatura com a mais superficial e mais familiar, tantas vezes exigidas em nossos exercícios abdominais. Facilitará a conexão das pernas com o tronco, ensinando que todo movimento de flexão das pernas sobre o tronco e vice-versa, o andar, por exemplo, tem início na altura das primeiras vértebras lombares.

Sessão 6 – Respiração do sacro

Agora vamos tratar da parte de trás do corpo. No objetivo último é conseguir um sacro que se movimente com a respiração. Um sacro que respire. Queremos destravar e equilibrar a posição do cóccix e, assim, estimular o gânglio ímpar. Certamente estaremos mais uma vez afetando a posição da pelve. No final dessa sessão, veremos uma pelve que se movimenta no andar. Uma pelve integrada com as pernas e com o tronco.

Sessão 7 – Pescoço e Cabeça

É o momento de cuidarmos do último segmento que ainda não foi exaustivamente trabalhado, a cabeça. Queremos ver a cabeça equilibrada no topo do corpo, livre para se movimentar, sem esforço, sem tensões desnecessárias. Procuramos ver um movimento contínuo, harmonioso e vertical do tronco até o topo da cabeça. Se a cabeça estiver deslocada 2cm à frente da linha de prumo do corpo, acrescenta aproximadamente 15kg no peso a ser carregado e movimentado pelos músculos do ombro e do pescoço. Isso nos indica o alivio que representa a colocação correta da cabeça.

Sessão 8 e 9 – Integração da metade inferior do corpo

As três últimas sessões da série têm como principal objetivo a integração. Nesse ponto, todos os segmentos do corpo já foram abordados detalhadamente e muitas mudanças já ocorreram. Daqui para a frente, nossa preocupação maior é fazer com que as duas cinturas – pélvica e escapular – passem a funcionar conectadas com o centro do corpo. Cada movimento dos braços ou das pernas deve partir do centro. Visualizamos agora um homem representado pelo famoso desenho de Leonardo da Vinci.

Sessão 10 – Integração do corpo todo

Ainda pensando em integração, vamos procurar aqueles lugares que, se trabalhados agora, propiciarão maiores mudanças e desenvolvimento nos meses subsequentes. Possivelmente, faremos parte da sessão com o cliente sentado e em pé, para ajudá-lo a encontrar a Linha no campo da gravidade, educando-o para usufruir, na sua vida diárias, dos benefícios ganhos com o processo.

Terminada a décima sessão, completamos essa fase do processo. Usamos o conceito de processo para nos referir a uma experiência contínua que não se limita ao momento em que ocorre, mas desencadeia novos acontecimentos, mudando, assim o rumo da nossa vida.

Depois de concluídas as 10 sessões

A décima sessão não encerra sua relação com a Integração Estrutural. Ao passar pelo processo, você atingiu um determinado estágio de integração e verticalidade. Nos meses seguintes, mudanças continuarão acontecendo em direção a uma maior organização. A sua vivência e o uso que você faz de tudo o que conquistou e aprendeu é agora tão importante quanto o foram as dez sessões.

Você descobriu que a possibilidade de mudança é real e que se sentir-se melhor está ao seu alcance.

Entretanto, o ideal ainda está distante.

Aliás, o ideal é inatingível. Mas, aproximar-se cada vez mais desse ideal é a sua tarefa. Conscientizar e exercitar a sua Linha e a sua verticalidade melhorara a qualidade da sua vida.

Em busca disso, você pode voltar a procurar mais sessões de Integração Estrutural.

Poderá decidir fazer algumas sessões todo ano, ou duas vezes por ano, sempre com a intenção de continuar se desenvolvendo.

A cada vez você descobrirá possibilidades novas, espaços desconhecidos, e se relacionará com a Linha mais intimamente.

Agende sua consulta