Você conhece seu corpo?

Você já parou para pensar o que você faz com o seu corpo? Como você lida com ele? Como você oferece energia ou que tipo de alimento você nutre seu corpo?

É muito importante você conhecer seu corpo, porque, muitas vezes ele fala sobre suas limitações, ambições, medos, coragem e audácias. Observe seu alongamento e veja o quão flexível está sua mente. Ou qual é a sua força física, e compare com a força que você encara sua vida.

Como fisioterapeuta, por muito tempo pensei no corpo enquanto matéria.

Hoje, sabemos como o corpo é muito mais do que isso. Inclusive uma das técnicas que utilizo, a microfisioterapia, comprova como o corpo possui memórias de eventos passados como traumas, conquistas, problemas e outras emoções e percepções positivas ou negativas.

Mas o que eu vou abordar um pouco hoje, é sobre como lidar com “esse corpo”.

O seu corpo está o tempo todo “conversando” com você. Normalmente procuramos um médico ou algum profissional da saúde, quando estamos com algum problema que não sabemos solucionar, e isso está perfeitamente correto. Devemos sempre procurar ajuda de um profissional. Porém, podemos ir além disso, e “conversar com o corpo”, seja quando nos deparamos com uma doença, ou até antes mesmo dela chegar até nós. E como fazemos isso?

Primeiro de tudo, respire! Pare uma vez por dia e respire (já falei sobre isso aqui). Essa respiração é fundamental para criarmos a “pausa”. Pausa para sair do piloto automático do que se está fazendo. Dê um grande presente para nossas células, inclusive ao cérebro. Encha-a de oxigênio. Isso mesmo!!! O oxigênio que você precisa para viver.

Mas você pode estar se perguntando porque precisa parar o que está fazendo e respirar. Afinal, respirar não é automático?

Sim, você nunca pára de respirar, mas a minha proposta é respirar uma vez por dia com consciência e responsabilidade. Sentir realmente o ar entrando e saindo dos seus pulmões.

E isso faz toda a diferença. Aumenta seu foco, sua concentração. Você pode até tentar sintonizar sua respiração com seu batimento cardíaco. Pode ser feito antes de uma prova, ou uma reunião com seu chefe. Vai ver como isso é incrível.

Outra dica para “escutar nosso corpo” é ouvir o que nosso corpo sente vontade de fazer para se movimentar. O corpo foi feito para se movimentar, e por isso devemos sim fazer uma atividade física. Mas qual é a melhor? Muitos pacientes me perguntam isso.Minha resposta é sempre a mesma: aquela que te dê prazer! Quando o exercício é muito específico como o tênis, por exemplo, que trabalha um lado do corpo, sempre sugiro alguma outra atividade que compense o outro lado, por exemplo, a natação.

Também gosto muito da diversidade. Ao invés de fazer 5 vezes por semana a mesma atividade, podemos trabalhar 3 vezes por semana uma modalidade e duas vezes por semana outra, que tenha outro foco, inclusive os grupos musculares. Além de dar descanso para determinados grupos musculares, criamos no cérebro, conexões que temos inúmeras possibilidades do corpo ir sempre além do que conhecemos. Saímos da nossa zona de conforto.

E para completar minha dica de “escutar” seu corpo, vou falar da alimentação. Hoje se busca muito o corpo perfeito. Escuto no consultório muitos pacientes dizendo que engordou muito nos últimos meses ou anos e não consegue voltar ao peso desejado.

Antes de mais nada, vamos entender porque esse corpo precisou acumular gordura. Qual a proteção que esse corpo criou? Eu sugiro que você estimule seu paladar. Faça o seguinte: busque um alimento vivo, como uma fruta in natura. Sinta o sabor, a textura, a acidez. Você pode fazer isso com qualquer alimento. No consultório, por exemplo, faço um suco amarelo, e o paciente precisa me dizer quais as frutas que utilizei. Isso ajuda muito a sensibilizar seu paladar. Depois, você pode fazer durante uma refeição com vários alimentos juntos. É uma brincadeira divertida, mas ajuda você a comer com mais consciência e prazer. Devemos sempre comer com consciência e abrir uma possibilidade de experimentar novos sabores.

Quando damos ao nosso corpo essas novas possibilidades, também estamos oferecendo um leque divertido e saboroso de nos nutrir com prazer e não engordar.

Faça e verá!