Como é uma sessão de microfisioterapia

A microfisioterapia é um tratamento complementar indicada para tratar alergias, enxaquecas, insônia, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, dores musculares e outras doenças.

O que é a microfisioterapia

A microfisioterapia é uma técnica que utiliza palpações suaves para detectar traumas, eventos ou momentos que causaram lesões e que ficaram guardados na memória dos tecidos do corpo — do epitelial ao nervoso.

Todos os tecidos do corpo, guardam a memória dos traumas físicos e psíquicos que sofreram em qualquer fase da vida. A partir dessas inscrições no corpo, podemos reencontrar e datar os acontecimentos que iniciaram o processo de desorganizar um tecido ou um órgão, provocando o desenvolvimento de doenças.

A técnica foi desenvolvida por Patrice Bénini e Daniel Grosjean, fisioterapeutas franceses com especialização em osteopatia, para diagnosticar os acontecimentos que desajustaram um tecido ou órgão. Como terapeuta, minha função é encontrar a origem do trauma que estimular a autocorreção (ou autocura) do corpo.

A microfisioterapia não se opõe a outros tratamentos médicos ou à própria fisioterapia. Ela deve ser complementar a outros tratamentos, agindo de forma curativa e preventiva.

Como é uma sessão de microfisioterapia

A sessão inicia com uma conversa com o paciente para entender o que se passa em sua vida e quais são suas queixas ou sintomas manifestados. Em seguida, peço para que o paciente deite na mesa para que eu possa iniciar as micropalpações pelo tecido (por isso, é importante utilizar ou levar uma roupa confortável no dia da consulta).

As micropalpações me ajudam a detectar no paciente as informações negativas que ficaram na memória corporal. O corpo será estimulado a limpar essa memória ruim e a promover a autocura.

O corpo tem um tempo para responder a esse estímulo e evoluir. Por isso, é recomendado ao paciente que ele pratique exercícios específicos e que retorne a uma nova sessão após 40 dias.

Geralmente, o tratamento básico consiste em duas ou três sessões de uma hora e meia cada.

Para quem é indicado a microfisioterapia

A microfisioterapia é uma prática indolor e com comprovação científica. É recomendada para tratar de

  • ansiedade
  • depressão
  • síndrome do pânico
  • insônia
  • alergias
  • labirintite
  • fibromialgia
  • problemas respiratórios
  • enxaquecas
  • dores no corpo

Toda doença possui uma origem e manifestação emocional e física que pode ser trabalhada com a microfisioterapia.

O tratamento não possui contraindicações, sendo bem recomendada para bebês, crianças, idosos e gestantes devido a sua concepção natural e sem utilização de remédios.

Leia também: Cure-se a si mesmo

Se tenho dores, devo me consultar?

Deve sim (e muito). A microfisioterapia é um procedimento indolor, como toques leves e precisos, que irá detectar a origem da sua queixa. Lembre-se de que um microfisioterapeuta é também um fisioterapeuta que estudou muito sobre o corpo humano para obter sua formação. Pessoalmente, como profissional e curiosa pelo corpo humano, será um prazer poder ajudar a obter resultados logo na primeira sessão.

Leia também: As dores no corpo que te impedem de ter o dia a dia mais produtivo e feliz

Espero ter ajudado. Caso fique alguma dúvida ou sugestão, entre em contato!