As cores e nossas emoções
Hoje vou compartilhar um pouco da minha experiência com as cores.
Sempre acreditei no poder que as cores exercem sobre nós. Inclusive usei essa ferramenta dentro da Fisioterapia. Utilizamos o infra-vermelho, que tem a capacidade de cicatrização e reparação do tecido, para aliviar a dor. Trabalhos científicos mostram que o infra-vermelho longo ou biocerâmica, possui um efeito analgésico e anti-inflamatório.
Na Medicina Chinesa, se dá muita atenção nas cores dos alimentos e como certos grupos de alimentos com uma cor específica, atingem determinados órgãos.
Sabemos que redes de fast-food utilizam muito o vermelho e amarelo para abrir nosso apetite.
Mas hoje quero falar das cores que usamos no nosso dia a dia, nos móveis que escolhemos para nosso lar, objetos de decoração que escolhemos para nosso escritório, e até mesmo as roupas que usamos.
Você já parou para pensar que tipo de cor é predominante no seu guarda roupa?
É muito comum, por exemplo, indivíduos que sofre de depressão ou até uma anorexia buscar tons de cinza e preto.
Será que as cores influenciam nosso estado de humor, ou nosso estado de humor define as cores que vamos usar?
Na minha opinião, as duas respostas estão certas. Um alimenta o outro. Por um lado, buscamos sempre as cores que estão de acordo com o que estamos sentindo. Isso não é consciente.
As cores são energia
Na física cada cor diferencia-se pela sua frequência de onda, por exemplo o violeta tem em torno de 735THz, já o vermelho tem em torno de 440THz, ambas ainda dentro do espectro visível.
Por outro lado, quando buscamos uma cor que nos harmonize, criamos um movimento que nos leva a um estado de humor mais positivo.
Você já parou em frente do espelho, trocou diversas vezes de roupa e nada ficava bem? Percebeu como você estava emocionalmente?
Reparou como em alguns momentos da vida, você tem a tendência de comprar objetos e compor sua sala com uma determina cor?
Ter consciência e se reconhecer diante das cores nos trás um poder pessoal impressionante.
Uma dica: explore as cores do seu guarda roupa, renove e experimente ousar. Toda manhã, tire uma foto sua já produzido para sair. Depois reveja a foto, observe com atenção e sinta você naquelas cores. Você irá se surpreender com a descoberta.