Neuropsicologia biomagnética: o que é e como funciona

Aliada ao tratamento clínico, a Neuropsicologia Biomagnética ajuda a resgatar a qualidade de vida dos pacientes.

Como funciona

A Neuropsicologia Biomagnética é uma terapia que auxilia a superação de traumas — físicos e psicológicos — e na reaprendizagem de algumas habilidades emocionais. Por meio de estímulos magnéticos, o tratamento realiza um treinamento que otimiza o aprendizado de competências emocionais, comportamentais e intrapessoais. Ao todo, são 21 habilidades emocionais que podem ser trabalhadas e treinadas, tal como medo, raiva e solidão.

Durante a fase de avaliação, conseguimos identificar quais habilidades emocionais estão em déficit e quais estão em atividade anormal. Na maior parte dos casos, esse tipo de movimentação de sentimentos ocorre de forma inconsciente, sem que o paciente perceba.

Durante a fase de estímulo magnético do tratamento, o cérebro pode reaprender a lidar com essas emoções e sentimentos. Esse processo de ressignificação traz uma melhora de qualidade de vida ao paciente.

Superação de traumas

Uma das principais utilizações da aplicação da Neuropsicologia Biomagnética é no auxílio na superação de traumas.

Os eventos traumáticos são registrados em nossa memória após um processo negativo de interpretação, que é quando damos o significado para a experiência que vivenciamos. Portanto, nenhum evento é traumático per se, mas é construído como tal.

Em maioria, traumas são relacionados ao sentimento de medo. Por ser uma importante habilidade inconsciente de sobrevivência, o medo é a primeira habilidade emocional que os seres vivos desenvolvem. Até mesmo peixe já sentia medo.

Agora uma pergunta: quantas vezes você já sentiu medo? Não é uma resposta que conseguimos contar nos dedos, tampouco lembrar de todas as vezes. Você pode fazer o seguinte exercício sempre que sentir medo: pergunte-se se realmente está em perigo naquela situação. Se a resposta for não, esse medo na verdade pode ser um apego.

Esse tipo de apego é comum nas pessoas que sentem medo de viajar de avião. Esse medo não é real. Elas não estão correndo risco de vida. O que acontece é um apego a zona de conforto. Existe uma dificuldade em sair do conforto (que nesse caso, é a terra) onde essas pessoas se sentem seguras.

Gerenciar emoções com a neuropsicologia biomagnética

Quando nossas emoções estão desequilíbrio, é necessário colocar um pouco de ordem para gerenciar nossos sentimentos. Quem ajuda a ordenar as emoções é o terapeuta, que vai guiar a construção de uma estratégia eficiente para trabalhar com o auxílio da neurolinguística.

A Neuropsicologia Biomagnética estimula cérebro, indicando qual é o melhor recurso para gerenciar uma emoção. São 21 emoções estimuladas.

Se você precisa de ajuda com suas emoções e sentimentos, agende uma consulta. Será um prazer receber você em meu consultório e trazer bons resultados para a sua vida.